Ação rápida da Polícia Militar do DF apreende duas pistolas Taurus 9 mm e evita possíveis crimes na região administrativa.

Uma operação da ROTAM na noite de 13 de setembro resultou na prisão de um suspeito por porte ilegal de arma em Samambaia-DF. Foram apreendidas duas pistolas, quatro carregadores e 12 munições intactas.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) intensificou o patrulhamento em Samambaia na última sexta-feira (13/9) depois de receber denúncias anônimas de moradores preocupados com disparos eventuais na região. Por volta das 22 h, uma equipe do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM) abordou um veículo em atitude suspeita na QR 603.

Segundo relatos de Policiais Militares, o motorista — cuja identidade não foi divulgada em razão da Lei de Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/2019) — apresentava nervosismo incomum durante a abordagem. Na revista pessoal e veicular, os policiais encontraram duas pistolas Taurus G2c calibre 9 mm, quatro carregadores e 12 munições intactas. O suspeito não possuía porte nem registro das armas, caracterizando porte irregular, tipificado no artigo 14 do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003).

O homem foi levado à 26ª Delegacia de Polícia, onde permanece à disposição da Justiça. Se condenado, ele pode pegar de dois a quatro anos de reclusão, além de multa. A investigação agora busca descobrir a origem das armas e se há ligação com outros delitos na região.

A Polícia militar tem como norte o patrulhamento ostensivo que juntamente com o apoio da comunidade são sempre decisivos para retirada dessas duas armas de circulação”,. A PMDF reforça essa parceria e divulga ainda o canal ROTAM Denúncia: (61) 9 9965-8158, que recebe informações 24 horas por dia via WhatsApp.

Impacto local

Samambaia é uma das regiões administrativas mais populosas do DF, com cerca de 250 mil habitantes, segundo a Codeplan (2023). De janeiro a agosto deste ano, a Secretaria de Segurança Pública registrou 87 ocorrências de porte ilegal de arma — aumento de 12 % em relação ao mesmo período de 2024. Para especialistas, a retirada de armas das ruas contribui diretamente para a redução dos crimes contra a vida.

PMDF no combate ao Porte Ilegal de Armas de fogo

O que diz a lei sobre porte ilegal de arma?

O Estatuto do Desarmamento prevê pena de reclusão para quem portar ou transportar arma de fogo sem autorização e sem o devido registro. A punição vai de dois a quatro anos, mas pode chegar a seis anos caso a arma seja de uso restrito. Além disso, o crime é inafiançável, ou seja, o acusado não pode pagar fiança para responder em liberdade.

Como denunciar armas ilegais no DF

• Disque-Denúncia: 197 (sigilo garantido) • WhatsApp ROTAM Denúncia: (61) 9 9965-8158 • 190 – emergência policial

CONCLUSÃO

Casos como esse reforçam a importância da participação cidadã no combate à violência. Compartilhe esta notícia, comente sua opinião e ajude a manter Samambaia informada e segura.

veja mais

veja do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours